A Associação para Preservação do Pólo do Descobrimento (APPD) é uma entidade sem fins lucrativos, fundada em janeiro de 2008, que tem o objetivo de atender as comunidades do extremo sul da Bahia, localizada no município de Prado, onde existem inúmeros tipos de vulnerabilidades sociais.

A Associação é incansável na busca de soluções para atender as necessidades dessas comunidades e tem a missão de propiciar os meios legítimos e legais para encontrar alternativas aos problemas sociais, econômicos e ambientais que afetam a todos os habitantes da região. Com democracia e ética, contribui oferecendo meios materiais para descobrir, ensaiar, avaliar e reformular projetos.

Em busca do melhor ordenamento territorial e do uso da terra na região, a associação orienta os esforços da comunidade e organiza as atividades econômicas, educativas, recreativas e de caráter produtivo, além de acompanhar de perto todos os conflitos locais e se posicionar em relação a eles em nome da justiça, da equidade social, dos direitos humanos e da liberdade geral. A APPD tem obtido sucesso no desenvolvimento dos seus diversos projetos sociais que envolvem a agricultura familiar, a saúde, a educação, o esporte e o respeito aos direitos humanos e a natureza.

hortaSempre com o objetivo essencial de valorizar o ser humano, os seus direitos fundamentais e a sua relação com o meio ambiente sustentável.

Pensando no presente e com o olhar no futuro, a APPD incentiva, capacita e orienta a formação de cidadãos responsáveis. Portanto, os seus projetos são sustentáveis, ou seja, visam e incentivam a conservação e a preservação da natureza dessa região, porque proteger a natureza é garantir a vida.

O projeto “Geração de Renda na Agricultura Familiar” é exemplo de projeto que vem obtendo sucesso. As famílias recebem suporte e orientação durante todas as etapas de produção de lavoura sustentável. Desde o plantio de mudas e sementes mais adequadas para a região até a implantação de novas tecnologias sustentáveis para a irrigação e colheita.

O grande desafio da sua atuação é erradicar a pobreza, consolidar as relações sociais e familiares, através de seus projetos. Meta que favorece a construção de um Brasil melhor e de um mundo melhor para se viver.

Os seus esforços também estão direcionados a proteger as classes sociais mais vulneráveis buscando a equidade.

O Futuro que Queremos:

Queremos que todos possam viver bem e, por isso, cultivamos o bem. Com essas metas, a APPD trabalha com parcerias em rede, que visam inspirar e contribuir para que as comunidades atendidas desenvolvam suas potencialidades, inclusive, as inovadoras.

appd-futuroComo formas de conquistar a equidade social, a associação orienta e oferece oportunidades às comunidades para que organizem as suas atividades produtivas dentro do melhor ordenamento territorial, do uso da terra na região. Através do compartilhamento de conhecimentos, engajamento social e do subsidio material, a APPD busca soluções sob medida e as melhores oportunidades para garantir a evolução econômica, social e cultural da região do extremo sul da Bahia, sempre valorizando as diferenças culturais e com olhar atento as necessidades das comunidades vulneráveis. Não temos fórmulas prontas para resolvermos os problemas sociais, mas sabemos que a base de qualquer projeto que visa o bem comum, a equidade social, está alicerçada na democracia, na ética, na transparência e no bom desenvolvimento econômico.